CENTRO DE OPERAÇÕES DE REDE

O monitoramento é uma das camadas de serviço mais importantes para a gestão dos recursos tecnológicos, apoiando as equipes de TI para que trabalhem sempre de forma proativa e eficiente. 
Os investimentos em Network Operations Center (NOC) ou Central de Operações de Rede se tornam mais do que necessários. Afinal, manter a disponibilidade, performance e coletar dados para tomar decisões nestes ambientes complexos, não é uma tarefa que você pode escolher não fazer.

Descubra como o NOC é importante para manter o sucesso da sua empresa e sua estrutura de TI a todo o vapor em tempo integral.

   

O QUE É UM NOC?

O Network Operations Center (NOC) é um dos pontos centrais da operação de um ambiente de Tecnologia da Informação (TI). Em português pode ser traduzido como: Centro de Operações de Rede. É o ambiente que monitora os processos de negócio, links de dados, sistemas de missão crítica, eventos da rede, responde a incidentes e recebe requisições. É um serviço proativo que proporciona ao gestor um controle em tempo real a fim de otimizar os processos.
Diante do cenário competitivo atual, não fica apenas limitado a coletar informações do ambiente de TI, mas sim, do negócio como um todo, sendo uma ferramenta de apoio a tomada de decisão.

COMO FUNCIONA UM NOC?

O NOC funciona através de um conjunto de ferramentas de monitoramento, que coletam os dados da infraestruturas de TI, aplicações, bases de dados e serviços consumidos diretamente pelos usuários finais, encaminhamentos para outros times e emissão de relatórios de performance. Esses processos geralmente estão alinhados às melhores práticas adotadas pela TI, como por exemplo o ITIL e profissionais capacitados para fazer os atendimentos. O NOC irá coletar dados do ambiente, através do monitoramento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, registrando eventos sem impacto e também incidentes que possuem algum nível de impacto ao negócio. Usuários podem solicitar serviços ao NOC, estes serviços são tratados como requisições e geralmente estão organizadas dentro de um catalogo de serviços. Ele também é responsável por responder a incidentes antes destes virarem um problema maior, que impacte na disponibilidade e performance do seu negócio. Estes eventos e incidentes são detectados pelas ferramentas de monitoramento que identificam anomalias e oscilações no ambiente e alarmam em tempo real os operadores para que eles atuem neste alerta. Estes operadores possuem processos e fluxos de trabalho já bem definidos e seguem estes processos para garantir a qualidade do atendimento e a rapidez na solução de um incidente. O objetivo é sempre resolver potenciais problemas antes que os mesmos sejam percebidos pelos usuários finais. Os objetivos do NOC de forma macro são: Manter a disponibilidade do negócio, com a performance adequada e coletando dados de todo o ambiente para servir de insumo para futuras tomadas de decisões, trazendo assim, assertividade nas decisões.

DASHBOARDS

Após coletar os dados, a consolidação destes dados em informações úteis deve ser projetada para uma leitura dinâmica. Os dashboards do NOC foram concebidos para facilitar a identificação de alertas de incidentes pelo time de operação. Pelo conjunto de dashboards do NOC é feito o monitoramento constante e em tempo real de qualquer sistema, de forma visual, com códigos de cores para chamar atenção de todos em caso de problemas de impacto ou um conjunto de incidentes que possuem potencial de gerar um alto impacto no negócio. O painéis podem ser personalizados, trazendo a informação correta para cada tipo de negócio e ambiente que esteja sendo monitorado.