Cliente: Perim Supermercados

Categoria: Backup e Replicação

Data: Julho/2017

Resumo: Implementação de Solução de Backup e Replicação de Máquinas Virtuais

SOBRE O CLIENTE

Com mais de 30 anos de história, o Perim se tornou a maior rede de supermercado do Sul do Espírito Santo, com 5 lojas, sendo 2 em Castelo e 3 em Cachoeiro de Itapemirim que, nos últimos anos, foram totalmente reformadas, ampliadas e revitalizadas, trazendo o que há de mais moderno e um novo conceito em supermercado para o sul do estado do Espírito Santo.

De mercado à supermercado, a história do Perim não para no tempo. Ao longo desses anos, o grupo Perim conquistou a preferência e a fidelidade do consumidor, consagrando a marca Perim no mercado sul capixaba. Isso motiva à inovação e investimentos constantes em melhorias, expansão e novos empreendimentos.

Em 2012 Cachoeiro de Itapemirim ganhou um grande empreendimento do grupo Perim: O Perim Center. Em uma área total de 50 mil m2, sendo 23 mil m2 de área construída que conta com mais de 30 lojas de diversos segmentos como eletrodomésticos, vestuário, farmácia, produtos para esporte dentre outros.

DESAFIO

Por atuar no segmento de varejo, o Perim conta com uma operação extremamente critica. Atualmente com dois Datacenters distribuídos, o desafio era garantir o backup e replicação das máquinas virtuais possibilitando a restauração e em casos mais extremos recuperação de todo o ambiente produtivo no datacenter de DR em menor tempo possível.

SOLUÇÃO

Algumas ferramentas e fornecedores foram avaliados e a ITMaster foi escolhida por oferecer o melhor custo benefício. O produto apresentado foi o Veeam Backup and Replication Enterprise. A solução foi desenhada por nossa equipe dentro das melhores práticas para atender as necessidades do cliente. Toda a infraestrutura de backup foi projetada para ser executada diretamente no site de DR. Com uma taxa de compressão e deduplicação de cerca de 70% o backup completo do ambiente foi executado em cerca de 4 horas, e os incrementais diários são feitos em aproximadamente 35 minutos. A replicação do ambiente completo é executado a cada 6 horas e tem uma duração aproximada de 50 minutos. Aplicações críticas podem ser restauradas de um backup em aproximadamente 30 minutos ou em casos extremos a virada para o site de contingência ocorre de forma simples e rápida possibilitando o failover e failback do ambiente.